quinta-feira, junho 14, 2007

Idade radiométrica

Enviaram-me uma dúvida para o meu e-mail relacionada com a determinação da idade radiométrica. No vosso livro a informação é pouca, por isso deixo aqui uma transcrição das páginas 50 e 51 de um manual escolar.

"Quando se pretende determinar a idade de uma rocha, deve-se escolher qual o método mais adequado e qual o isótopo escolhido, podendo-se para tal utilizar só uma espécie mineral ou uma porção da rocha. Calculando .por processos químicos sofisticados, a quantidade de átomos-pai e de átomos-filho e sabendo a sua constante de decaimento, pode-se obter a idade do mineral no início da transformação de átomos-pai em átomos-filho que deve coincidir com a idade da rocha (no caso das rochas magmáticas)

Estes métodos de datação são mais eficazes quando aplicados a rochas magmáticas. Um magma, no momento em que se inicia o processo de cristalização, seja em profundidade ou à superfície, transfere para os seus cristais uma certa quantidade de isótopos radioactivos Quer isto dizer que a quantidade de átomos-filho, nesse momento, é nula.

Na datação de rochas metamórficas e de rochas sedimentares, estes métodos apresentam algumas limitações:
- as acções metamórficas podem perturbar a relação átomos-pai/átomos-filho, saindo, por exemplo, alguns átomos-filho para fora do sistema o que vai introduzir erros nos cálculos;
-no caso das rochas sedimentares, a proveniência diversa dos grãos dos sedimentos dificulta esta datação.

As rochas e os minerais onde não existem elementos radioactivos não podem ser datados por este processo.
A Idade Radiométrica ou Idade Absoluta é a idade numérica das rochas e dos minerais, baseada nas propriedades radioactivas de certos elementos químicos.
A ciência que faz a datação radiométrica das rochas denomina-se Geo- cronologia."


Fonte: Dias, A., Guimarães, P. & Rocha, P. (2007). Biologia e Geologia 10/11 (livro do professor). Areal Editores

Sem comentários: