Esta semana na mesma turma retomamos a discussão pois nenhum dos alunos avançou com uma explicação que parecesse adequada sobre o fenómeno. Já se sabe que a alteração do tamanho terá a ver com a informação contida nos genes!
Hoje encontrei uma pequena notícia datada de 16/11/2006 na revista Performance Online que vem ao encontro da nossa discussão da última aula onde se referia que a altura não influencia o tempo de vida.
"Portugueses cresceram em altura
Eurobarómetro diz que mais baixos do que os cidadãos nacionais só os habitantes de Malta. Os mais altos são os holandeses e os mais pesados os dinamarqueses.
Eurobarómetro diz que mais baixos do que os cidadãos nacionais só os habitantes de Malta. Os mais altos são os holandeses e os mais pesados os dinamarqueses.
Os portugueses têm menos 4,4 centímetros e 3,2 quilos do que o cidadão médio da União Europeia, segundo dados do Eurobarómetro recentemente. Em termos de envergadura física os portugueses estão mesmo no fim da lista, só ultrapassando os italianos no peso e cedendo aos malteses a última posição no parâmetro altura.
Ainda assim, os portugueses foram dos cidadãos comunitários que mais cresceram entre 2002 e 2005 – uns significativos 6 centímetros. O português médio tem agora 165,5 centímetros e pesa 69 quilos. Em termos comparativos, refira-se que os mais altos da Europa se encontram na Holanda (174,5 centímetros) e os mais pesados na Dinamarca (75,9 quilos).
Mais centímetros = mais anos de vida. De acordo com Robert Fogel, director do Center for Population Economics da Universidade de Chicago, os ocidentais são cerca de 50 por cento maiores do que os seus antepassados de há 250 anos, e também vivem aproximadamente o dobro do tempo. Segundo este investigador, quanto maior a altura, maiores os índices de longevidade."
Sem comentários:
Enviar um comentário