Este blogue pretende ser construído pelo contributo de todos.
Portanto aqui fica mais um (e que já deveria ter sido aqui colocado; mas atendendo à falta de tempo....)
"Aula prática de Biologia
Turma: 11ºCT4
Data: 8 de Novembro de 2006
Experiência: Observação de esporângios nos fetos; Reprodução Assexuada, Reprodução.
Esta foi a segunda actividade laboratorial realizada neste ano lectivo 2006/07. A primeira havia sido a actividade de extracção de DNA.
O turno já estava, de antemão, dividido em três grupos de trabalho, os quais tinham todos de realizar a mesma tarefa. O objectivo da tarefa consistia em observar esporângios nos fetos. Para tal, tivemos que seguir o seguinte protocolo experimental:
- Material: Fetos (meio biológico); lupa eléctrica; microscópio óptico; pinça, lâmina de vidro, lamelas, vidro de relógio, água destilada.
- Procedimento:
1. Procede-se à extracção de um soro da folha do feto.
2. Coloca-se o soro, com uma pinça, sobre um vidro de relógio, na lupa eléctrica.
3. Faz-se uma preparação sobre uma lâmina de vidro, de água destilada com um soro de feto colocando-se por cima, uma lamela. A preparação é colocada no microscópio óptico.
Depois de cumprirmos este protocolo tínhamos que descrever e analisar os resultados verificados.
As descrições dos três grupos de trabalho acerca dos esporângios do feto foram, com certeza, semelhantes e passava por dizer que na lupa eléctrica observámos o soro de forma menos pormenorizada, que mostrava os esporângios todos juntos, entre eles, parecendo arredondados e uniformes. Não era possível distinguir as características de um esporângios, especificamente.
Já no microscópio, observámos, mas estavam por ligações. Cada esporângios apresentava diferentes características e, alguns mostravam uma estrutura denominada anel mecânico.
Quando observámos os esporângios a uma ampliação ainda maior, distinguia-se claramente a sua estrutura e, observávamos pequenas estruturas redondas que seriam os esporos.
Esta foi uma actividade laboratorial em que a turma alcançou bons resultados, apesar de ser uma actividade simples. Todos nós mostramos vontade e uma boa entrega ao trabalho. Melhoramos o nosso conhecimento prático acerca da esporulação e da reprodução assexuada. Ou seja, a aula foi muito satisfatória para os alunos e também útil.
Tiago Dias"